Seguidores

segunda-feira, 21 de maio de 2012

PEDRO JUSTINO
O AMIGO

-Quem é?
Perguntou uma menina que, encostada na porta da direção da Escola Estadual Auta de Souza esperava ser atendida pela coordenadora do seu turno.
-Porque você veio sem a blusa da farda, Sabrina?
-Quem é esse garoto da foto, professora?
-Não desconverse, menina! Me responda!
E a Sabrina com o olhar fixo, como se nunca tivesse visto aquela fotografia em lugar nenhum respondeu sabiamente;
-Ligue pra mãe que ela lhe responde.
-E isso é resposta, menina!
-E quem é mais educada das duas? Eu perguntei primeiro quem era essa pessoa da foto e o que foi que a senhora me respondeu? Nada. Não me deu a menor atenção e foi logo perguntando sobre a minha farda. 
-Você está certa. Me desculpe Sabrina. Essa é a foto de Auta de Souza.
- E é uma mulher? Juro professora que as vezes que vim aqui, eu sempre pensei que era um menino que tinha estudado aqui. Nunca liguei o nome da Escola com essa foto. Pensava que dona Auta de Souza fosse uma dessas que estão nessa parede.
-Sem a farda não fica na Escola. Pra casa Sabrina.
 
Existe uma galeria de fotografias das ex diretoras da Escola na sala da direção. Sabemos os nomes das ruas, praças, escolas, cidades mas na maioria das vezes desconhecemos totalmente a sua história, a sua importância, o do porque aquela pessoa mereceu ter o nome em destaque. Essa necessidade de informação, de esclarecimento do cuidado com a história, com a nossa e com as que nos circunda parte do princípio educacional. Das escolas trabalharem esse leitura de fato, através de pesquisa, do registro e das publicações.
 
 Vinha desenvolvendo um trabalho nessa linha na Escola Estadual prof. Paulo Nobre (Macaíba) o educador Pedro Justino, onde os seus alunos estavam mapeando a nossa cidade através dos nomes das ruas, descobrindo o porque daquela pessoa  ser nome de rua. O que realente ela fez de contribuição para o município homenageá-lo.
O amigo Pedro construía um dos mais belos caminhos fomentados pela EDUCAÇÃO que era fazer com que o indivíduo (aluno) conhecesse o seu meio ambiente (Macaíba). Partiu glorioso para Acarí em uma viagem sem volta e de lá subiu aos céus na esperança que um dia apareça alguem que continue o seu rico trabalho.
VIVAS para um homem que soube nessa curta vida ser; 
amigo, amigo, amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR ESTÁ COMIGO E LENDO VISUALMENTE O MEU EU. ABRAÇÃO!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.